Cartilha de orientação para pais sobre os marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância
DOI:
https://doi.org/10.61695/rcs.v1i1.3Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Transtorno do Espectro Autista, Educação em Saúde, FonoaudiologiaResumo
O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e multidimensional, que deve ser cuidadosamente acompanhado, uma vez que atrasos neste podem ser sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A divulgação de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil e dos sinais de alerta para TEA a serem observados pelos pais é de extrema importância, uma vez que pode reduzir o número de diagnósticos tardios, orientar quanto à necessidade de ajuda profissional e trazer amplos benefícios para a criança. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma cartilha de orientação para pais sobre marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que se conduziu por fases para a confecção do texto. O conteúdo da cartilha foi elaborado em bases científicas, mediante revisão de literatura. O produto final é de livre acesso, está dividido em 5 tópicos para maior dinamismo e simplicidade e foi elaborado em uma linguagem objetiva e de fácil entendimento. Acredita-se que esse material educativo venha a ser uma importante ferramenta de auxílio aos pais, na orientação sobre marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância, facilitando o processo de aprendizado e de promoção de saúde.
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