Cartilha de orientação para pais sobre os marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância

Autores

  • Stephanie Ribeiro Silva Universidade de Brasília
  • Jéssica del Corso Universidade de Brasília
  • Letícia Correa Celeste Universidade de Brasília
  • Corina Elisabeth Satler Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.61695/rcs.v1i1.3

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Transtorno do Espectro Autista, Educação em Saúde, Fonoaudiologia

Resumo

O desenvolvimento infantil é um processo dinâmico e multidimensional, que deve ser cuidadosamente acompanhado, uma vez que atrasos neste podem ser sinais de risco para transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A divulgação de informações científicas sobre o desenvolvimento infantil e dos sinais de alerta para TEA a serem observados pelos pais é de extrema importância, uma vez que pode reduzir o número de diagnósticos tardios, orientar quanto à necessidade de ajuda profissional e trazer amplos benefícios para a criança. O objetivo deste artigo foi desenvolver uma cartilha de orientação para pais sobre marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que se conduziu por fases para a confecção do texto. O conteúdo da cartilha foi elaborado em bases científicas, mediante revisão de literatura. O produto final é de livre acesso, está dividido em 5 tópicos para maior dinamismo e simplicidade e foi elaborado em uma linguagem objetiva e de fácil entendimento. Acredita-se que esse material educativo venha a ser uma importante ferramenta de auxílio aos pais, na orientação sobre marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância, facilitando o processo de aprendizado e de promoção de saúde.

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Biografia do Autor

Stephanie Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Vinculada ao Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Ceilândia – FCE, Universidade de Brasília – UnB – Brasília (DF), Brasil.

Jéssica del Corso, Universidade de Brasília

Vinculada ao Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Ceilândia – FCE, Universidade de Brasília – UnB – Brasília (DF), Brasil.

Letícia Correa Celeste, Universidade de Brasília

Vinculada ao Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Ceilândia – FCE, Universidade de Brasília – UnB – Brasília (DF), Brasil.

Corina Elisabeth Satler, Universidade de Brasília

Curso de Fonoaudiologia, Faculdade de Ceilândia – FCE, Universidade de Brasília – UnB – Brasília (DF), Brasil.

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Publicado

2023-10-25

Como Citar

Ribeiro Silva, S., del Corso, J., Correa Celeste, L., & Satler, C. E. (2023). Cartilha de orientação para pais sobre os marcos do desenvolvimento e manifestações do TEA na primeira infância. Revista Ciências Da Saúde Ceuma, 1(1), 43–51. https://doi.org/10.61695/rcs.v1i1.3

Edição

Seção

Artigo