Mudanças das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina do Brasil – perspectivas e críticas frente ao contexto atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61695/rcs.v3i1.76

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais, Educação Médica, Sistema Único de Saúde, Formação por competências, Integralidade

Resumo

Este artigo analisa criticamente a proposta de texto disponibilizado para Consulta Pública pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação em Medicina no Brasil, publicada em 14 de fevereiro de 2025, em contraste com as DCNs de 2014. A revisão histórica demonstra que as mudanças na formação médica brasileira são influenciadas por contextos políticos, sociais e sanitários, com destaque para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a incorporação de conceitos como integralidade e atenção primária. As DCNs de 2014 trouxeram avanços significativos, como detalhamento sobre a formação por competências, integração ensino-serviço e fortalecimento do SUS frente a desafios atuais. No entanto, a nova proposta apresenta fragilidades tais como a perda de conceitos fundamentais (formação generalista, integralidade, gestão do cuidado) e a redução do enfoque no SUS. Conclui-se que a elaboração de diretrizes curriculares deve considerar o acúmulo histórico, as necessidades nacionais e a diversidade regional, evitando mudanças frequentes que possam comprometer a qualidade da formação médica.

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Biografia do Autor

Vinícius Ximenes Muricy da Rocha, Centro Universitário Unieuro

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário Unieuro e supervisor do Programa de Residência em Medicina Preventiva e Social da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Thiago Figueiredo de Castro, Universidade de Brasília

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e médico junto à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Rodrigo Chavez Penha, Universidade Federal de São João del-Rei

Docente no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil.

Odete Messa Torres, Universidade de Brasília

Docente da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília e Conselheira Nacional de Saúde. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Heloísa Maris Martins Silva, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Médica na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

2025-04-08

Como Citar

Rocha, V. X. M. da, Castro, T. F. de, Penha, R. C., Torres, O. M., & Silva, H. M. M. (2025). Mudanças das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Medicina do Brasil – perspectivas e críticas frente ao contexto atual. Revista Ciências Da Saúde Ceuma, 3(1), 1–18. https://doi.org/10.61695/rcs.v3i1.76

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Seção

Artigo