About the Journal
Foco e Escopo
A Revista Ciências da Saúde Ceuma é uma publicação do Centro Universitário Euro-Americano - UNIEURO, do Grupo Educacional CEUMA.
Abrangência: aberta à publicação de trabalhos na área de Ciências da Saúde incluindo Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública.
Missão: o periódico tem por missão divulgar trabalhos interdisciplinares, de qualidade, de modo a favorecer o diálogo científico entre pesquisadores de instituições do Brasil e do Exterior oferecendo material para pesquisas futuras, atualização e reflexão.
Objetivos:
- Contribuir para a formação dos profissionais envolvidos na área das Ciências da Saúde;
- Publicar trabalhos científicos interdisciplinares de reconhecido interesse no campo das Ciências Médicas e áreas afins.
- Publicar trabalhos originais não publicados anteriormente em outro veículo (revista, periódico, sites, jornal eletrônico, anais de congresso, dentre outros), os trabalhos submetidos devem se enquadrar nas seções da revista.
Público-alvo: Pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais da área das ciências da saúde incluindo Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia, Fonoaudiologia, Meio Ambiente e Saúde Pública.
Seções
A revista apresenta as seguintes seções:
a) Artigo Original: destina-se a divulgação de resultados de pesquisa original inédita de natureza empírica, experimental ou conceitual;
b) Artigo de Revisão: destina-se a avaliações críticas e ordenadas da literatura sobre um determinado tema que expresse experiência do(s) autor(es) na área e não apenas revisão da literatura;
c) Resenhas: textos que possibilitem a leitura crítica e a difusão de obras de destaque lançadas recentemente no mercado editorial;
d) Ensaios: textos em que os autores apresentem sua contribuição original à reflexão teórica acerca dos temas mais relevantes na área de atuação da revista.
A revista exige que todo trabalho submetido seja original e siga as boas práticas de publicação científica.
Idioma de submissão e publicação
Aceitam-se trabalhos escritos nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa.
Periodicidade
A periodicidade é quadrimestral, com publicação nos meses de março, julho e novembro. Aceitamos submissões de trabalhos em fluxo contínuo, ou seja, não há datas limite para o envio de artigos.
Processo de Avaliação
Após a submissão, o artigo passa por uma avaliação prévia do editor para verificar a pertinência ao escopo da revista, conformidade com as diretrizes para autores e qualidade geral do texto.
Se aprovado na triagem, o artigo é enviado a pelo menos dois pareceristas anônimos, especialistas na área de pesquisa do artigo. A revista segue o sistema de avaliação duplo-anônima por pares, em que os autores não sabem quem são os pareceristas e os os pareceristas não sabem quem são os autores. O prazo de avaliação estimado é de 30 a 45 dias e um tempo médio de dois meses da submissão até a publicação.
Os autores são informados sobre o andamento da avaliação e recebem todos os pareceres sobre seu artigo.
Possíveis resultados da avaliação
Aprovação: O artigo é aceito para publicação na revista.
Aprovação com Revisão: O artigo é aceito para publicação, mas os autores precisam fazer revisões conforme as sugestões dos pareceristas.
Reprovação: O artigo não é aceito para publicação.
O editor-chefe é responsável pela decisão editorial final em relação à submissão após o processo de avaliação.
Política de Acesso Aberto
Este é um periódico científico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Da mesma forma, não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação e edição. Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Política de Repositório
A Revista Ciências da Saúde Ceuma apoia a ampla disseminação e acessibilidade de pesquisas científicas. Em conformidade com as boas práticas de publicação acadêmica, nossa política de repositório permite e incentiva o depósito de todas as versões dos manuscritos (pre-print, post-print e publicada) em repositórios de acesso aberto, sem embargo.
Termos da licença
Desde a criação da revista em 2023, todos os trabalhos publicados são licenciados sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e construam com base no material em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuída a autoria ao criador. A licença permite o uso comercial.
Taxas ou encargos
A Revista Ciências da Saúde Ceuma não cobra dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação e edição, taxas de submissão, cobranças de processamento editorial, cobranças por processamento de artigo (APC), cobranças por página ou cobranças por uso de cores.
Histórico da Revista
A revista nasceu de uma demanda de professores, pesquisadores e alunos do grupo educacional CEUMA na área de ciências da saúde em função da necessidade de criar um espaço para divulgar trabalhos interdisciplinares, de qualidade, de modo a favorecer o diálogo científico entre pesquisadores de instituições do Brasil e do Exterior oferecendo material para pesquisas futuras, atualização e reflexão.
Diretrizes Éticas
A Revista Ciências da Saúde Ceuma se dedica à ética e à transparência em todas as etapas do processo editorial através de suas diretrizes:
Ações contra má conduta: A revista trata com rigor qualquer alegação de comportamento impróprio, investigando e respondendo a denúncias com medidas corretivas. Casos reincidentes podem ser compartilhados entre editores para soluções eficazes.
Autoria e contribuição: os artigos na revista identificam os autores com precisão, incluindo detalhes acadêmicos e profissionais. O Conselho Editorial examina com cuidado as disputas sobre autoria, assegurando a justiça e a clareza. Os autores garantem a originalidade do trabalho e informam os coautores sobre o processo editorial.
Reclamações e recursos: Após a avaliação, os autores são informados da decisão editorial, com detalhes sobre os motivos da aceitação ou recusa. Casos de má conduta ou plágio são tratados com rigor, buscando esclarecimentos dos autores e uma decisão final do Conselho Editorial.
Conflitos de interesse: Editores e revisores revelam e evitam qualquer conflito de interesse com os artigos ou autores que avaliam. Qualquer potencial conflito deve ser imediatamente comunicado para reavaliação editorial.
Propriedade intelectual: ao submeter o artigo, os autores autorizam sua publicação na revista. Os autores garantem que o trabalho é original e não está em avaliação em outra publicação.
Supervisão ética: o Conselho Editorial garante a aderência às Diretrizes Éticas e boas práticas do COPE, zelando pela qualidade e integridade da revista. Este Conselho reúne-se uma vez a cada semestre para discutir a politica editorial da revista.
Diretrizes para edições especiais ou conteúdo curado por editores convidados
A Revista Ciências da Saúde Ceuma segue os rigorosos critérios abaixo para suas edições especiais ou com conteúdo curado por editores convidados.
Compromisso Editorial: o editor-chefe e equipe da revista são plenamente responsáveis pelo conteúdo integral da revista, abrangendo todas as edições especiais ou curadas por editores convidados, as quais estão alinhadas ao escopo do periódico.
Controle Editorial: os textos de edições especiais ou com conteúdo curado por editores convidados passam pelo mesmo rigor editorial aplicado aos artigos convencionais, incluindo avaliações por especialistas externos, garantindo assim a qualidade e legitimidade do material.
Qualificações de Colaboradores Externos: certificamo-nos de que as qualificações dos colaboradores externos são cuidadosamente analisadas e aprovadas, garantindo que possuam a expertise necessária para o tema abordado.
Supervisão dos Colaboradores Externos: o editor-chefe e equipe da revista exercem supervisão sobre os editores convidados, garantindo o cumprimento das políticas editoriais e padrões éticos da revista. Os artigos submetidos por editores convidados passam por um processo de revisão envolvendo revisores externos para manter a imparcialidade e preservar a qualidade, bem como assegurar a diversidade de conteúdo. Esses artigos representam, no máximo, 25% do total da edição especial ou curada por editores convidados.
Diretrizes relativas ao uso da Inteligência Artificial (IA)
A revista segue as diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE) sobre autoria e ferramentas de IA. Estas diretrizes definem os autores devem ser pessoas que tenham contribuído significativamente para o trabalho intelectual. Isso inclui a concepção do estudo, a coleta e análise de dados, a interpretação dos resultados e a redação do manuscrito. O uso de ferramentas de IA deve ser divulgado na seção de métodos da submissão. Essa divulgação deve incluir o nome da ferramenta, sua função no estudo e como ela foi utilizada. Autores são responsáveis por garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados gerados por ferramentas de IA.
Política de Verificação de Plágio
A revista utiliza ferramentas de software de detecção de plágio (como Plagius – Plagiarism Detector Professional 2.6.9. e CopySpider) para verificar todos os trabalhos submetidos. Ao realizar uma submissão, os autores declaram que o trabalho é original e que não há plágio. A revista segue as orientações do COPE para lidar com os casos em que o plágio é incorrido.
Declaração de Direito Autoral
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.
Arquivamento
A revista tem habilitadas as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permitem armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes. A revista é preservada digitalmente pela PKP Preservation Network (PKP PN).
Protocolo de interoperabilidade
A Revista Ciências da Saúde Ceuma segue padrões e protocolos de integração/interoperabilidade por meio do Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH): https://revcsaudeceuma.emnuvens.com.br/revista/oai.
Fontes de Apoio e Financiamento
A revista tem o apoio financeiro do Grupo Educacional CEUMA.
Indexadores
Google Acadêmico
Diadorim
Road - Directory of Open Access Scholarly Resources
Latindex
Livre
OpenAlex
The Keepers