Iniciação científica contínua na graduação em Medicina

experiência inovadora do Unieuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.30

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Graduação em Medicina, Aprendizagem Ativa, Pesquisa Científica, Medicina Baseada em Evidências

Resumo

Este artigo descreve a estrutura do modelo Iniciação científica (IC) que vem sendo implantado no curso de graduação em medicina no Centro Universitário UNIEURO, em Brasília, DF, Brasil. A premissa básica deste modelo baseia-se na ideia originalmente desenvolvida por Alexander von Humboldt, responsável pela criação de um modelo emblemático de universidade voltada para a pesquisa, ressaltando aspectos como a interdisciplinaridade, a formação pela pesquisa e a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Humboldt via o conhecimento como um continuum interconectado, onde diferentes campos de estudo se sobrepõem e interagem. No modelo de IC do UNIEURO os alunos são imersos ao longo de oito semestres, em uma fundamentação contínua no método científico com o objetivo de desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e comunicação científica. A metodologia empregada é descrita em detalhes, possibilitando a replicação do programa por outras instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Tomaz, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Érico Augusto Rosas de Vasconcelos, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Guilherme Augusto Santos Bueno, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Márcia de Cantuária Tauil, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Thais Ranielle Souza de Oliveira, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Joaquim Brasil-Neto, Centro Universitário Euro-Americano

Docente do curso de Medicina, Centro Universitário Euro-Americano – UNIEURO, Brasília, DF, Brasil.

Referências

Barbosa PP, Santos D, Tonidandel SMR. Scientific Initiation as a strategy for the development of Scientific Literacy in basic education students: reflections from the Cientista Aprendiz. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 2022; 13(4);p. 1–23. https://doi.org/10.26843/rencima.v13n4a02

Brasil-Neto JP. Análise crítica da pesquisa clínica. Brasília, DF: Editora Clube de Autores, 2022. Disponível em: https://clubedeautores.com.br/livro/analise-critica-da-pesquisa-clinica.

Capp, E, Nienov OH. Bioestatística quantitativa aplicada. 2020. Editora UFRGS. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213116/001117616.pdf

Cardoso GP et al. Visão geral de um programa de iniciação científica em Medicina: experiência do curso de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Pulmão RJ, 2004; 13(3):174-181. Disponível em: http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_revista/2004/n_03/05.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

Evans I, Thornton H, Chalmers I. Avaliação de tratamentos de saúde. Disponível em: https://pt.testingtreatments.org/. Acesso em 15 mar. 2024.

Faria L. et al. Medicina baseada em evidências: breve aporte histórico sobre marcos conceituais e objetivos práticos do cuidado. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2021; 28: 59-78. https://doi.org/10.1590/s0104-59702021000100004

Krug RR, Vieira MSM, Maciel MVA, Erdmann TR, Vieira FCF, Koch MC, Grosseman S. O “Bê-Á-Ba” da Aprendizagem Baseada em Equipe. Revista Brasileira de Educação Médica, 2016; 40(4): 602-620. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00452015

Krull W. Exporting the humboldtian university [Review of Humboldt International. Der Export des deutschen Universitätsmodells im 19. und 20. Jahrhundert, by R. C. Schwinges]. Minerva, 2005; 43(1): 99–102. https://doi.org/10.1007/s11024-004-6633-z

Lee GSJ. et al. Teaching medical research to medical students: a systematic review. Med Sci Educ, 2021; 31(2): 945-962. https://doi.org/10.1007/s40670-020-01183-w

Lima IT et al. Cobertura vacinal do sarampo e sua relação com a reemergência da doença no Brasil no período entre 2016 e 2021. Preprint.

Massi L, Queiroz SL. Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. São Paulo: Editora Unesp, 2015. https://doi.org/10.7476/9788568334577

Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia Científica. Grupo GEN, 2022.

Nybom T. The Humboldt Legacy: Reflections on the Past, Present, and Future of the European University. High Educ Policy, 2003; 16: 141–159. https://doi.org/10.1057/palgrave.hep.8300013

Oliveira MCC et al. Dispositivo Intrauterino de cobre: análise dos fatores que interferem em sua taxa de inserção na atenção primária à saúde. Preprint. Disponível em: http://doi.org/10.6084/m9.figshare.24845400.

Ötleş E et al. Teaching artificial intelligence as a fundamental toolset of medicine. Cell Reports Medicine, 2022; 3(12): 100824. https://doi.org/10.1016/j.xcrm.2022.100824

Pirajá SRS et al. Transtorno do estresse pós-traumático em profissionais de saúde emergencistas. Preprint.

Vieira S. Estatística o que é. Digitaliza Conteudo, 2023.

Vieira S. Introdução à bioestatística. 6. ed. Grupo GEN, 2021.

Vieira S, Hossne WS. Metodologia científica para a área de saúde. Grupo GEN, 2021.

Weidener L, Fischer M. Artificial Intelligence Teaching as Part of Medical Education: Qualitative Analysis of Expert Interviews. JMIR Medical Education, 2023; 9(4): e46428. https://doi.org/10.2196/46428

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Tomaz, C., Vasconcelos, Érico A. R. de, Bueno, G. A. S., Tauil, M. de C., Oliveira, T. R. S. de, & Brasil-Neto, J. (2024). Iniciação científica contínua na graduação em Medicina: experiência inovadora do Unieuro. Revista Ciências Da Saúde Ceuma, 2(1), 7–27. https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.30

Edição

Seção

Artigo