Iniciação científica contínua na graduação em Medicina
experiência inovadora do Unieuro
DOI:
https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.30Palabras clave:
Iniciação Científica, Graduação em Medicina, Aprendizagem Ativa, Pesquisa Científica, Medicina Baseada em EvidênciasResumen
Este artigo descreve a estrutura do modelo Iniciação científica (IC) que vem sendo implantado no curso de graduação em medicina no Centro Universitário UNIEURO, em Brasília, DF, Brasil. A premissa básica deste modelo baseia-se na ideia originalmente desenvolvida por Alexander von Humboldt, responsável pela criação de um modelo emblemático de universidade voltada para a pesquisa, ressaltando aspectos como a interdisciplinaridade, a formação pela pesquisa e a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Humboldt via o conhecimento como um continuum interconectado, onde diferentes campos de estudo se sobrepõem e interagem. No modelo de IC do UNIEURO os alunos são imersos ao longo de oito semestres, em uma fundamentação contínua no método científico com o objetivo de desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, trabalho em equipe e comunicação científica. A metodologia empregada é descrita em detalhes, possibilitando a replicação do programa por outras instituições de ensino superior.
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