Ansiedade e saúde mental

revelando os desafios ocultos no caminho dos estudantes de ciências da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.28

Palabras clave:

Ansiedade, desempenho acadêmico, drogas

Resumen

Objetivo: Analisar a relação entre ansiedade e desempenho universitário em cursos da área da saúde e o possível impacto das drogas nesse cenário Métodos: Este estudo é uma revisão narrativa abrangendo o período de 2018 a 2023, com artigos em português e inglês, obtidos pelas bases de dados BVS, PubMed e Scielo Brasil. Resultados: Foram escolhidos onze artigos. Quatro abordam fatores associados à ansiedade no ambiente acadêmico, cinco têm como foco a influência das drogas no desempenho acadêmico e dois estão voltados para intervenções não farmacológicas para tratamento da ansiedade em estudantes da área da saúde. Considerações finais: A ansiedade é prevalente em mulheres e tem fatores associados como: carga de estudo elevada, distúrbios do sono, lazer, entre outros. Em relação ao uso de drogas, alguns estudos destacam efeitos negativos sobre o desempenho acadêmico, no entanto, um estudo conclui que não há essa relação significativa. Quanto às intervenções não farmacológicas para tratamento da ansiedade, os estudos encontram limitações como amostras pequenas e curto prazo de acompanhamento, o que revela a necessidade de pesquisas mais robustas sobre o tema. Em suma, a relação entre uso de drogas, ansiedade e desempenho acadêmico não é consenso na literatura. Faz-se relevante mais estudos sobre essa importante temática a fim de que sejam elaborados planos de ações eficazes para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes da área da saúde.

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Biografía del autor/a

Rebeca Cristina Souza de Andrade, Centro Universitário Euro-Americano

Graduanda em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Daniele de Oliveira Rodrigues Amorim, Centro Universitário Euro-Americano

Graduanda em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Bárbara Elizabeth das Neves Alves Fortes, Centro Universitário Euro-Americano

Graduanda em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Henrique Monteiro de Queiroz, Centro Universitário Euro-Americano

Graduando em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Kamila de Sousa Melo, Centro Universitário Euro-Americano

Graduanda em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Gabriel Borges de Oliveira Câmera Gonçalves, Centro Universitário Euro-Americano

Graduando em Medicina – Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

Thais Ranielle Souza de Oliveira, Centro Universitário Euro-Americano

Doutorado em Ciências Biológicas – Docente do Curso de Medicina no Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO) – Brasília (DF), Brasil.

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Publicado

2024-03-28

Cómo citar

Andrade, R. C. S. de, Amorim, D. de O. R., Fortes, B. E. das N. A., Queiroz, H. M. de, Melo, K. de S., Gonçalves, G. B. de O. C., & Oliveira, T. R. S. de. (2024). Ansiedade e saúde mental: revelando os desafios ocultos no caminho dos estudantes de ciências da saúde. Revista Ciências Da Saúde Ceuma, 2(1), 61–79. https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.28

Número

Sección

Artigo