Ansiedade e saúde mental
revelando os desafios ocultos no caminho dos estudantes de ciências da saúde
DOI:
https://doi.org/10.61695/rcs.v2i1.28Palavras-chave:
Ansiedade, desempenho acadêmico, drogasResumo
Objetivo: Analisar a relação entre ansiedade e desempenho universitário em cursos da área da saúde e o possível impacto das drogas nesse cenário Métodos: Este estudo é uma revisão narrativa abrangendo o período de 2018 a 2023, com artigos em português e inglês, obtidos pelas bases de dados BVS, PubMed e Scielo Brasil. Resultados: Foram escolhidos onze artigos. Quatro abordam fatores associados à ansiedade no ambiente acadêmico, cinco têm como foco a influência das drogas no desempenho acadêmico e dois estão voltados para intervenções não farmacológicas para tratamento da ansiedade em estudantes da área da saúde. Considerações finais: A ansiedade é prevalente em mulheres e tem fatores associados como: carga de estudo elevada, distúrbios do sono, lazer, entre outros. Em relação ao uso de drogas, alguns estudos destacam efeitos negativos sobre o desempenho acadêmico, no entanto, um estudo conclui que não há essa relação significativa. Quanto às intervenções não farmacológicas para tratamento da ansiedade, os estudos encontram limitações como amostras pequenas e curto prazo de acompanhamento, o que revela a necessidade de pesquisas mais robustas sobre o tema. Em suma, a relação entre uso de drogas, ansiedade e desempenho acadêmico não é consenso na literatura. Faz-se relevante mais estudos sobre essa importante temática a fim de que sejam elaborados planos de ações eficazes para melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes da área da saúde.
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